quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mundo jeans



Foto: Ermelinda Mandlaze. Modelos: Ermelinda Mandlaze, Vanessa Monteiro (ambas com boyfriend jeans)


As calças de ganga (jeans) são um cliché tanto no armário masculino como no feminino. Em todos os armários podemos encontrar esta peça. Crianças, jovens e adultos usam-na. É um ícone internacional.
É de notar que esta peça conseguiu evoluir de peça de vestuário para a classe trabalhadora, até chegar à classe social alta.
É sem dúvida das peças mais abrangentes que existe, que outra peça pode ser usada por tantas pessoas? De estilos diferentes, de géneros diferentes e de faixas etárias diferentes? Creio que mais nenhuma outra peça de vestuário consegue esta proeza.
Mas inserindo esta peça no tema do blog. Quando é que as calças de ganga deixaram de ser exclusivas do armário masculino?
As mulheres durante o período de Segunda Guerra Mundial ao voltarem a substituír os homens nos seus postos de trabalho, ganharam por assim dizendo, o direito ao uso da calça de ganga (denim), em 1935, com o lançamento da Lady Levi's 701 pela Levi's.
Neste período as calças de ganga não tinham a atenção que hoje tem, só a partir dos anos 40, devido ao boom da publicidade e do crescimento da indústria do entretenimento é que as calças de ganga começaram a ganhar um certo estatuto a pouco e pouco.
As calças de ganga passaram a fazer, permanentemente, parte do mundo da mulher urbana, com cada vez menos aparência de calças masculinas de trabalho reforçando o carácter prático e modesto e começando a ganhar um carácter elegante.
É irónico que o mundo da moda tenha começado a ser mais pensado para os homens e actualmente quem sustenta este mundo sejam as mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário