sexta-feira, 21 de maio de 2010

Girls&Boys / Boys&Girls

"(...)Girls who are boys
Who like boys to be girls
Who do boys like they're girls
Who do girls like they're boys (...)"
Blur- Girls & Boys

A androgenia nos videos de música não é um fenómeno recente. Desde finais dos anos 70, homens usam batom e pintam as unhas e mulheres vestem-se de fato e gravata. O aparecimento dos "entertainers" deram mais liberdade para o desenvolvimento da androgenia, mostrando que é um fenómeno que nunca irá desaparecer de moda.
A androgenia foi fundamental para unir estética, atitude e música, numa época em que a nível gráfico e cenográfico os videoclips não estavam muito desenvolvidos. Característico de cantores pop, rock e funk. Todos eles adoptaram a maquilhagem (não sendo assim, restrito para as mulheres), usando o visual como elemento primordial na performance:
David Bowie, o aclamado camaleão, muito conhecido também pela sua personagem androgena Ziggy Stardust.

Boy George é outro cantor conhecido pela sua androgenia. Era muito usual ver este cantor a usar maquilhagem, roupas muito semelhantes ao das roupas femininas.

Mas esta androgenia ainda prevalece nos dias de hoje, destaco o vocalista da banda Tokio Hotel, Bill Kaulitz, que confesso custou-me um bocado a perceber se era homem ou mulher, devido a sua figura franzina, ao seu cabelo comprido e a maquilhagem que usa.
Nos videoclips femininos, onde existe esta androgenia presente é mais a nível de roupa e acessórios. Representações do poder feminino, como por assim dizendo trago-vos dois exemplos:
Beyoncé no videoclip "Suga Mama", onde aparece no ínicio do video com um fato, gravata e chapéu. Com uma vestimenta masculina mas com uma atitude meio feminina e sensual.

Ciara no videoclip "Like a boy", veste-se exactamente como tal, como um rapaz. Alternando o fato e chapéu com o top branco (representando as camisas interiores de manga a cava) e as baggy jeans.

Podemos dizer que a moda sempre teve uma palavra a dizer no mundo da música. Estando sempre a par desta, nunca se afastando desta. E com o aparecer dos entertainers, ter uma boa voz já não é o principal. A isso temos que aliar atitude, estilo, personalidade. Tentando criar algo de novo, sobressaindo dos demais, de modo a não ser mais um cantor ou mais uma banda.





















1 comentário:

  1. Este post traz um tema muito interessante. O blog tem-se mantido constante, embora numa ou noutra semana traga um post um pouco mais fraco (caso, por exemplo, do post anterior, menos criativo).

    ResponderEliminar