terça-feira, 27 de abril de 2010

Metrosexual, o novo homem do séc XXI?


Foto: Ermelinda Mandlaze

Metrosexual= heterosexual+sensível+bem educado+cavalheiresco+urbano.

É de recordar que os primeiros a usar maquilhagem e bijuteria foram homens. Nas esculturas da Era clássica é comum encontrar desportistas a exercitar-se, sempre com o corpo musculado e esbelto. E no Império Romano eram os homens que tinham uma maior preocupação com a imagem. Portanto podemos considerar que o metrosexual não é um homem recente apenas a designação o é.

Ao longo dos tempos nota-se sempre uma maior preocupação do homem em estar bem do que a mulher. Mas isto é quebrado, talvez, com a Revolução Industrial, que levou os homens para fábricas sujas.

O séc. XXI não é nada mais do que um reviver. É normal que o homem volte a ter cuidados com a imagem que foram perdidos. Estando nós numa sociedade que cada vez exige mais e mais de nós. Uma sociedade que exige que alcancemos a perfeição (ou pelo menos tentemos). Estas exigências já não só atingem as mulheres como também o próprio homem começa a sentir essa pressão.

A palavra metrosexual é muitas vezes interpretada como sinónimo de homossexualidade, por ser um fenómeno "recente". O homem metrosexual é apenas a renovação do homem tradicional.



Foto: Ermelinda Mandlaze

Na minha opinião nem se devia de denominar assim. Porque cuidar de si, querer estar e parecer bem não é nada do outro mundo. Acrescento ainda que não é apenas exclusivo das mulheres. Tal como nos animais, por exemplo o pavão, que utiliza as suas lindas plumas para seduzir as fêmeas. O próprio ser humano utiliza a sua beleza para conquistar o sexo oposto. Por isso nós (homens e mulheres) gastamos boa parte do nosso tempo a escolhar um outfit, a maquilhar, a usar cremes...



2 comentários:

  1. olha eu, olha eu, olha eu!

    só tenmho uma palavra em relação ao teu texto: Amen!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Que bom ver aqui comentários além dos meus :)
    Relativamente aos conteúdos, o tom foi encontrado e tem vindo a ser bem desenvolvido. Sugiro, no entanto, que invista um pouco mais na parte informativa, de modo a inserir dados correctos, factuais e não meramente especulativos ou opinativos. Bom trabalho.

    ResponderEliminar