segunda-feira, 15 de março de 2010

Diferença entre o ontem e o hoje: feminino vs masculino, “entre o ser e o parecer”.


Foto: Ermelinda Mandlaze


Assisti a uma conferência, no dia 15, presidida pela prof. Maria Tavares, cujo tema "Eventos e Moda - Entre o ser e o parecer" fizeram-me reflectir a cerca de como o vestuário feminino e masculino evoluíram. O mote da discussão foi exactamente esse. A prof. Tavares apresentou vários casos da história da moda, e fez-nos pensar de que modo a roupa influencia a sociedade e vice-versa. Exactamente o que me fez reflectir acerca do tema do meu blog. Porquê a apropriação por parte do vestuário feminino, de certas peças do vestuário masculino?


A difusão e consequente evolução da moda feminina aconteceu muito em paralelo com a "caída" do vestuário masculino. No presente momento, a moda feminina oferece-nos uma panóplia de variantes: calças, saias, camisas, vestidos, ao passo que o vestuário masculino é muito mais monótomo, tanto a nível de peças de vestuário, como a nível de cores e tecidos. Mas há uns séculos atrás as coisas não eram assim que se apresentavam.

Durante muitos séculos o vestuário masculino foi sempre muito mais evoluído que o feminino. Sendo assim, também era mais estravagante. Não havia tabu de cores, formas e tecidos, não ficando presos no aborrecido fato preto. A moda durante estes períodos foi pensada e criada muito mais para os homens do que para as mulheres.


Se formos a comparar a mulher do séc. XIX à do séc. XX, vemos que não foi só a roupa que mudou, mas o próprio papel da mulher em casa e na sociedade em que vive. Tornando-se emancipada e livre, "arrancou" os sufocantes espartilhos, as pesadonas saias com armação em crinolina, abraçando logo em seguida vestidos com uma modelagem mais solta, as calças e calções. Sem dúvida que acontecimentos sociais como a emancipação feminina, o ganho ao direito ao voto para as mulheres e as guerras mundiais, ajudaram na evolução do vestuário, e no próprio negócio da moda (surgindo em consequência a democratização da moda).


Devemos de agradecer a evolução do vestuário feminino à emancipação feminina. Pois a roupa (como calças, soutien, mini-saias) não é nada mais do que a reflexão da evolução da mulher e do papel que esta ganhou na sociedade.


Não é de todo errado dizer que o vestuário feminino sofreu uma masculinização ao longo do tempo. Isto porque as mulheres e a própria sociedade quiseram reforçar o papel que estas ganharam na dinâmica da sociedade. Presentemente os designers tentam feminilizar o vestuário masculino, mas esta é uma tarefa a ser feita a pouco e pouco.


Sem dúvida vivemos numa sociedade em que a linha "entre o ser e o parecer" é cada vez mais e mais ténue.

Sem comentários:

Enviar um comentário